sábado, 18 de junho de 2011

EXERCICIOS FONTES DE ENERGIA E AGRICULTURA

1. Apresente dois motivos para o interesse de capitais alguns países estangeiros, por exemplo, na compra de terras no Brasil e no mundo


Resposta: Dentre os motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo estão:

· garantia de segurança alimentar para suas populações;

· pouca terra agriculturável nos países de origem;

· aumento da demanda por alimentos devido à elevação do poder aquisitivo;

· disponibilidade de capitais nestes países;

· interesses especulativos com bens imóveis;

· e aumento do preço dos alimentos no mercado internacional.


2. Explique o que é Rotação de culturas e a sua vantagem.

Resposta: Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola.

A Rotação de culturas é vantajosa por que diminui a longo e médio prazo os gastos com recuperação de solo.

3. O que é um Organismo Genéticamente Modificado ?

Resposta: Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada.

Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exactamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.

4. Apresente características do atual estágio da agricultura mundial.

Resposta

* A agricultura voltada para o mercado interno, em países como o Brasil, ao incorporar insumos e tecnologias gerados pelo agronegócio, pode promover elevação dos preços dos alimentos para o consumidor.

* a produção global de alimentos, na atualidade, é capaz de atender ao consumo em escala planetária, embora a ingestão de alimentos por parcela da população mundial ainda se dê de forma insuficiente em quantidade e diversidade.

* as restrições geográficas impostas, em decorrência de determinadas condições de clima, solo e relevo, a um numeroso grupo de cultivos são, em grande parte, satisfatoriamente contornadas por práticas de manejo modernas.


5. O que significa grilagem de terras? Como surgiu o termo “grilagem”?

Resposta: A grilagem de terra é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos.

6. Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Resposta: A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses há grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Além disso, a concentração de terras é comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se tambémos poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e socialpara as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias).

7. Aponte a diferença entre recursos energéticos renováveis e não renovavéis. Cite exemplos.



Resposta: Renováveis: elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar. Exemplos: energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica.

Não-renováveis: São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir. Exemplos:Petróleo, carvão, gás natural.



8. Qual Região brasileira é responsável pela maior parte da produção de petróleo nacional?



Resposta: Região sudeste, estado do Rio de Janeiro Bacia de Campos (ao Norte do estado), responsável por 85% da produção nacional.



9. Em qual município Brasileiro estão localizadas as usinas nucleares brasileiras?
Resposta: Angra dos Reis (RJ)



10. No Brasil, qual é a maior região produtora de carvão?

Resposta: Região Sul, Destaque para o estado de SC.

11. Explique um benefício do programa Proálcool considerado na sua implantação.



Resposta: É um cobustível mais barato e menos poleuente.


12. No Brasil a energia elétrica tem como base as hidrelétricas. Por que isso ocorre?

Resposta: Devido as Grandes bacias hidrográficas brasileiras

13. Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

Resposta

Entre as vantagens do uso do petróleo temos:

- trata-se de uma fonte de energia com maior poder calorífico que o carvão;

- apresenta-se sob a forma líquida, o que facilita sua extração e transporte;

- possui aplicações diversificadas (combustível para veículos, aquecimento e produção de eletricidade);

- gera subprodutos que são cada vez mais aproveitados pela petroquímica.

Entre as vantagens do uso do gás natural temos:

- dispensa armazenamento em sua forma original;

- apresenta alta produtividade;
_ POUCO POLUENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário