terça-feira, 27 de julho de 2010

CONCURSO PMRJ 2013 - SIMULADO INFORMÁTICA

sábado, 17 de julho de 2010

CONCURSO PMRJ 2013 - SIMULADO SOCIOLOGIA



1. Existem cerca de 30 mil domicílios desse tipo no Rio de Janeiro, atualmente. Neles, em um único cômodo, chegam a viver mais de oito pessoas. Muitas dessas residências não dispõem de ventilação, luminosidade ou água encanada, ameaçando a saúde de seus moradores.Fonte: Gilberto Dimenstein & Álvaro Giansanti. Quebra-cabeça Brasil: Temas de cidadania na História do Brasil, 2003, p. 76.

Das alternativas a seguir, assinale a que contém o fragmento de texto que melhor caracteriza o tipo de habitação descrito e a vida que ali se desenrola:

(A) Ali na Rua Oriente a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro. De enterro ou de casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realização muito difícil. Um sonho. (António de Alcântara Machado, Gaetaninho)
(B) As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas. Além da suspensão do tráfego, com a interrupção das comunicações, essas inundações causam desastres pessoais lamentáveis, muitas perdas de haveres e destruição dos imóveis. (Lima Barreto, As enchentes)
(C) Eram cinco horas da manhã e [acordava-se] abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de janelas e portas alinhadas (...) De alguns quartos saíam mulheres que vinham pendurar lá fora, na parede, a gaiola do papagaio.
(Aluísio de Azevedo, O cortiço).
(D) É, eu me sentia encurralada. E o meu coração pedia para sair dali. Senti que tinha acabado o meu tempo no
Limoeiro. Que me adiantava ficar no sítio, me agüentando a ferro e fogo, sem recursos, mulher sozinha, nova? (Rachel de Queiroz, Memorial de Maria Moura)
(E) Nas grandes cidades a rua passa a criar o seu tipo, a plasmar o moral de seus habitantes, a inocular-lhes (...) gostos, costumes, hábitos, opiniões políticas. Vós todos deveis ter ouvido ou dito aquela frase: — Como essas meninas cheiram a Cidade Nova! (João do Rio, A rua).
2. Um grupo de estudantes, saindo de uma escola, observou uma pessoa catando latinhas de alumínio jogadas na calçada. Um deles considerou curioso que a falta de civilidade de quem deixa lixo pelas ruas acaba sendo útil para a subsistência de um desempregado. Outro estudante comentou o significado econômico da sucata recolhida, pois ouvira dizer que a maior parte do alumínio das latas estaria sendo reciclada. Tentando sintetizar o que estava sendo observado, um terceiro estudante fez três anotações, que apresentou em aula no dia seguinte:
I. A catação de latinhas é prejudicial à indústria de alumínio;
II. A situação observada nas ruas revela uma condição de duplo desequilíbrio: do ser humano com a natureza e dos seres humanos entre si;
III. Atividades humanas resultantes de problemas sociais e ambientais podem gerar reflexos (refletir) na economia.
Dessas afirmações, você tenderia a concordar, apenas, com
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II
(E) III
3. Segundo diversos estudiosos, só se pode falar de comunidade quando se está diante de grupos sociais ligados por laços afetivos - e não por vinculos impessoais.(...) Assim, os limites territoriais e o carater primário dos contatos sociais são dois aspectos a serem levados em conta pelo sociólogo para identicar, descrever e analisar uma comunidade.
(Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. Ed. Ática. p. 80).
A partir do conceito acima relatado podemos considerar como comunidade exceto.
(A) Aldeias indígenas.
(B) Colônias de Pescadores.
(C) Favelas.
(D) Quilombos
(E) Grandes cidades.

4. “O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. (...) Só que agora essa expansão – e esse é o dado novo pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra (...) a farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos “executivos generais”. As novas armas são agilidade e eficiência (...)”

(SENE, E.de; MOREIRA, J.C. Geografia Geral do Brasil: espaço geográfico e globalização. 1998. p. 268.)

Dois fatores que explicam o caráter de agilidade nessa nova fase de expansão capitalista, em que o poder é exercido também pelo mercado, são:

(A) Comércio diversificado de produtos agrícolas – privatização do setor de serviços.
(B) Expansão na circulação de mercadorias – recuo das migrações internacionais.
(C) Controle de informações – produtividade ampliada das empresas estatais.
(D) Avanço nos meios de comunicação – desenvolvimento dos transportes.
(E) Bloqueio a interação entre os países - Fechamento das economias mundiais.

5. Sobre o conceito de cultura assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmações.

I - A cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto cujas as partes se relacionam estreitamente.

II - A Cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade. ferramente, instrumentos, máquinas - e tem uma relação direta como o estilo de vida de uma sociedade.

III - A Cultura não material, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologias, folclore, etc...
(A) Todas Verdadeiras.
(B) Todas Falsas
(C) Somente I Verdadeira.
(D) Somente II e III Verdadeiras.
(E) Somente I e III Verdadeiras.

CONCURSO PMRJ 2013 - SIMULADO GEOGRAFIA RIO DE JANEIRO



1. O Estado do Rio de Janeiro, apesar de sua pequena superfície, possui paisagens muito variadas, que permitem uma divisão em Regiões. Assinale a relação/característica que NÃO esta correta:
(A) SERRANA - É bastante procurada pelos turistas e é conhecida por seu clima ameno durante boa parte do ano e por suas paisagens, que unem as montanhas da Serra dos Órgãos com a Mata Atlântica.
(B) NORTE FLUMINENSE - Uma grande cidade: Campos. Região sem recursos minerais, tem no café a sua principal cultura. Sua população diminui com o êxodo rural.
(C) LITORAL DA ILHA GRANDE – Seu forte é o turismo, aproveitando as belezas naturais da região. Passa por problemas ligados ao crescimento urbano.NOROESTE FLUMINENSE - concentra os maiores índices de pobreza do estado
(D) NOROESTE FLUMINENSE - Concentra os maiores índices de pobreza do estado.
(E) BAIXADAS LITORÂNEAS - Forte no turismo, destaque para a cidade da Cabo Frio, com grandes eventos no verão.

2. Sobre os deslizamentos de terra e a ocupação desordenada de encostas causadora das tragédias ocorridas na Baía da Ilha Grande e em Angra dos Reis avalie os seguintes itens e assinale a alternativa correta.

I - Os deslizamentos são fenômenos naturais responsáveis pelas transformações da superfície terrestre. Porém, algumas formas de uso de solo realizadas pelo homem potencializam esses fenômenos.
II - A ocupação desordenada de uma encosta é um exemplo de ocupação indevida associada à ocorrência de deslizamentos desastrosos.
III - O excesso de carga no solo e a retirada da cobertura vegetal original que funciona como proteção do solo são elementos associados com uma ocupação indevida que se atrela a ocorrência de deslizamentos catastróficos.
(A) Todas Verdadeiras
(B) Todas Falsas
(C) Somente I Verdadeira
(D) Somente II Verdadeira
(E) Somente I e II Verdadeiras

3. É o município com a maior população absoluta do Estado do Rio de Janeiro

(A) Rio de Janeiro
(B) Cabo Frio
(C) Nova Iguaçu
(D) Duque de Caxias
(E) São Gonçalo

4. A atividade econômica que concentram grande parte da economia do estado do Rio de Janeiro se baseia na:

(A) Prestação de servições e comércio
(B) Agricultura
(C) Pecuaria
(D) Extrativismo vegetal
(E) Setor Informal

5. No Rio de Janeiro as favelas embora localizadas em sítios diferenciados, apresentam como característica comum:
(A) O seu caráter periférico, ocupando sempre os limites da mancha urbana.
(B) O fato de serem uma ocorrência essencialmente ligadas ao tráfico de drogas e ao crime organizado e como um todo, sem a presença do Estado.
(C) As habitações de baixo custo, construídas em terrenos de posse definitiva, localizados em loteamentos organizados e destinados à população de baixa renda.
(D) A ausência de preocupação com o meio ambiente urbano em razão da natureza desordenada da ocupação, realizada em terrenos públicos ou de terceiros.
(E) Construções informais, porém regularizadas em sua totalidade por órgão públicos.