sábado, 10 de abril de 2010

CONCURSO PMRJ 2013 - GEOGRAFIA FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Nessa postagem vamos abordar a Geografia Física do Estado do Rio de Janeiro com detalhes sobre o Relevo, a Vegetação, o Clima e as principais Bacias Hidrográficas.

O relevo do Rio de Janeiro é constituído por três unidades básicas, as terras altas, também chamadas de Planalto ou Serra Fluminense (acima de 200 metros de altitude), as terras baixas, também chamadas de Baixada Fluminense (abaixo de 200 metros de altitude) e os maciços litorâneos (formações rochosas, ao longo da costa, como, por exemplo, o Corcovado). O ponto mais alto do estado é o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude.
O litoral do estado é muito recortado, e se estende por 636 quilômetros, sendo que possui várias baías e um grande número de ilhas.
A Mata Atlântica, vegetação original em grande parte do estado, ocupa atualmente apenas um décimo dessa área, nas partes mais altas das serras do estado. Produzidos pela ocupação humana, surgiram os mangues e grandes áreas de campos. Uma amostra do que existia em termos de vegetação originalmente no estado pode ser observado na Floresta da Tijuca e no Maciço da Pedra Branca, que alias, são as duas maiores florestas urbanas do mundo.
O clima no estado do Rio de Janeiro varia de acordo com a proximidade do mar e do relevo. No planalto, ou Serra Fluminense, pode-se dizer que o clima predominante é o tropical de altitude, caracterizado pelas temperaturas mais amenas. Na Baixada Fluminense predomina o clima tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 24° C. As chuvas são abundantes, sobretudo na base da Serra do Mar.
A maior parte dos rios fluminenses desemboca no Oceano Atlântico, sendo os mais importantes: Paraíba do Sul, Muriaé, Pomba, Macabu e Itabapoana. Além dos rios, o estado possui várias lagoas, sendo a maior a Lagoa Feia, e a mais conhecida, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital.

3 comentários:

  1. vc sabe diferenciar lagoa de laguna?
    são coisas diferentes?

    ResponderExcluir
  2. Bruno lagoa e laguna são sim diferentes. a lagoa é muito parecida com o lago e não tem contato com o oceanoe não existe um tamanho definido para enhum deles.. ja a laguna possui um contato com o oceano.

    ResponderExcluir
  3. sera que em 2011 a prova vai ser assim

    ResponderExcluir