segunda-feira, 1 de junho de 2009

MUNDO BIPOLAR - GUERRA FRIA


O filme Rocky IV mostra a oposição entre o sistema capitalista (EUA OESTE) e o Sistema socialista (URSS - LESTE)


Guerra fria.

A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.


Mundo bipolar.

Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

12 comentários:

  1. Achei legal,porém, bastanteeeeeeee resumido!

    ResponderExcluir
  2. está ótimo para nós estudantes que odiamos escrever.. :) obrigaduh.. e vceis que criticam ... se sabem fazer melhor que isso façam sozinhos.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de algo mais aprofundado e com melhores explicações

    ResponderExcluir
  4. Achei bom , pq estou eu estou fzndo meu trabalho com preça e está bem resumido :)

    Thanks .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor pelo excelente resumo e explicação direta e sucinta, cujo teor até os ignorantes que postam em anônimo ou criticam o seu trabalho (sem nenhuma envergadura moral ou acadêmica para tal).

    ResponderExcluir
  6. parabens professor pelo otimo resumo vc e 10

    ResponderExcluir
  7. parabéns eu adorei, é bom para aqueles que precisam fazer o trabalho com rapidez

    ResponderExcluir
  8. gostaria de atividades relacionadas a esse tema.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de atividades relacionadas ao tema do livro do 9 ano
    Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto vai direto ao assunto e explica muito bem o que é mundo bipolar

    ResponderExcluir