quarta-feira, 24 de junho de 2009

MOVIMENTOS DA TERRA



Rotação da Terra

A rotação da Terra se dá em torno do imaginário eixo da Terra, o qual passa pelos pólos norte e sul geográficos. O período de rotação da Terra é de cerca de 23h56m04s, sendo, portanto, cerca de 03m56s mais curto do que o período correspondente a um dia solar de 24h00m00s.

Se a Terra só tivesse movimento de rotação, então seu período de rotação coincidiria com a duração de um dia solar. Como a Terra possui também um componente de movimento de translação, depois de dar uma volta completa em torno de seu eixo, a Terra ainda não rodou uma volta completa com relação ao Sol. O período de rotação da Terra em torno de seu eixo recebe o nome de Dia Sideral, e o período de rotação com relação ao Sol recebe o nome de Dia Solar. A rotação da Terra é a responsável pela ocorrência da sucessão dos dias e das noites.


Movimento de Translação da Terra

O movimento de translação da Terra é aquele componente responsável pelo movimento da Terra em torno do Sol. O movimento combinado de rotação e translação é o movimento orbital da Terra em torno do Sol. O movimento de translação tem um período de cerca de 365d06h09m09,5s e é um pouco mais comprido do que o Ano das Estações que é de 365d05h48m46s. A pequena diferença se deve ao efeito do movimento de precessão do eixo da Terra.

O movimento de translação, associado com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital em torno do Sol, é o responsável pelo aparecimento das estações do ano. A Órbita, ou trajetória, da Terra em torno do Sol é uma elipse muito pouco achatada, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse. Olhando para a elipse orbital da Terra, a olho nu não se pode distingui-la de uma circunferência. O eixo da Terra está inclinado de cerca de 66,5 o com relação a seu plano orbital.
EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS
O solstício tem a característica de criar a impressão que o dia dura mais que noite em um hemisfério, sendo o contrário no hemisfério oposto. Hemisférios esses Norte e Sul. Então, se estamos no primeiro dia do verão no hemisfério Sul, pr exemplo, teremos o dia mais longo do ano, enquanto no hemisfério norte, por chegar o inverno, haverá a noite mais longa do ano. Já o equinócio o dia e a noite têm igual duração.Vou exemplificarSolstício (inverno noite mais longa em um dos hemisférios e dia mais longo no hemisfério oposto, verão)
Equinócio (Dia com mesma duração da noite, primavera em um dos hemisférios e consqüentemente, outono no hemisfério oposto).

2 comentários:

  1. interessante mas infeslimente ninguem se interessa saber sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  2. logico que queremos saber importante por que se não não estaria ai

    ResponderExcluir