terça-feira, 5 de maio de 2009

EVENTO ICRX (7° ANO): FESTA DA MÚSICA TUPINIQUIM


A CULTURA BRASILEIRA REFLETE OS VÁRIOS POVOS QUE CONSTITUEM A DEMOGRAFIA DO PAÍS: INDÍGENAS, EUROPEUS, AFRICANOS, ASIÁTICOS, ÁRABES ETC. COMO RESULTADO DA INTENSA MISCIGENAÇÃO DE POVOS, SURGIU UMA REALIDADE CULTURAL PECULIAR, QUE SINTETIZA AS VÁRIAS CULTURAS.
A música popular brasileira é uma das expressões mais significativas da cultura brasileira. Em um país onde não se firmou uma “tradição escrita”, onde a cultura letrada manteve-se restrita a elite, a música popular, e mais especificamente, a canção (música e letra) assumiu um papel importante na “tradução” da realidade nacional.

OBJETIVO
Destinado a buscar uma melhor compreensão das relações entre as diferentes manifestações da música popular brasileira e o contexto histórico que as explicam, o projeto tem também como objetivo propor que o aluno observe a existência e as particularidades da chamada canção urbana no Brasil.


JUSTIFICATIVA
O projeto tem como intenção proporcionar uma visão mais aprofundada dessa manifestação artística tão importante da cultura brasileira, possibilitando uma escuta mais atenta do cancioneiro nacional e ampliando as perspectivas de análise da realidade brasileira.

METODOLOGIA


1. As turmas serão divididas em equipes.
2. Cada equipe terá que trabalhar com um gênero musical brasileiro.
3. As equipes terão que desempenhar uma performance para ser exibida para o público escolar baseada no gênero musical sorteado.
4. As equipes terão que exibir antes da performance um resumo contendo a origem do gênero escolhido .
5. Os trabalhos deverão ter temas relacionados com os estudados em geografia (características brasileiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário