quinta-feira, 30 de abril de 2009

TRANSPORTES


TRANSPORTES

Ramo de atividade econômica cuja função principal e interligar a produção e o consumo de bens. A importância do transporte acentua-se cada vez mais na organização econômica e social dos países, influindo progressivamente na produção agrícola e industrial; no comercio interno e exterior; na composição dos preços; na regularização dos mercados; nos diferentes usos da terra e na urbanização. As condições de conforto e bem-estar de uma sociedade dependem de um sistema de transporte que permita o rápido e eficiente intercâmbio de homens e de coisas.

MODALIDADES DE OPERAÇÃO

Uma operação de transporte e dimensionada por três fatores: a quantidade transportada (número, peso e valor), à distância percorrida, o tempo de percurso.
A evolução em longo prazo dos diferentes modos de transporte e comandada pela evolução dos sistemas de conversão energética e da tecnologia dos motores. Quando acontece o novo modo de transporte suplantarem os precedentes, jamais os eliminam complemente (serve de exemplo o que ocorre com a tração animal).
O conjunto das infra-estruturas utilizadas por um mesmo modo de transporte constitui uma rede ou malha ferroviária, rodoviária etc. A expressão sistema de transportes estaria reservada para o conjunto das diferentes malhas de transportes. Os modos de transportes existentes são o terrestre (ferroviário, rodoviário e dutoviário), o aquaviario (fluvial e marítimo), e o aéreo. A estes deve-se juntar, pelo futuro que lhe e atribuído, o Hovercraft, engenho sem rodas, já comprovado e em uso, que se move sobre a terra e a água, vencendo ate alturas de 50cm a 3m e possivelmente mais.
São os seguintes os marcos mais significativos para a operação econômica das diversas modalidades de transportes; invenção da maquina a vapor (1807); inicio do transporte ferroviário (1830); inicio do transporte dutoviário (1865); inicio da utilização comercial do automóvel (1917); inicio da aviação comercial (1926). Poder-se-ia juntar a esses acontecimentos a construção, em Londres, do primeiro Hovertrem, em 1971.
Do ponto de vista comercial, o transporte pode ser classificado em transporte interior ou continental e exterior ou intercontinental. Os transportes interiores se dividem em transportes rodoviários, ferroviários, fluviais e de cabotagem. Os exteriores compreendem o transporte marítimo de longo curso e a aviação comercial. Embora o desenvolvimento do ramo transporte apresente uma interdependência em relação ao desenvolvimento econômico, observa-se que as demandas desse setor em geral crescem a nível superior ao do conjunto da economia, isto e, a elasticidade-renda do setor transporte e maior que 1. Tem crescido de modo semelhante o numero de pessoas ocupadas no ramo. Segundo dados estatísticos da OIT (Organização Internacional do Trabalho), nos países desenvolvidos da Europa ocidental, nos EUA e no Canadá a população ocupada nos serviços de transporte situa-se entre 5 e 7% do total da população ativa.

O TRANSPORTE FLUVIAL:

Entre os modos de transporte existentes o fluvial e o mais antigo. Seu custo operacional e muito baixo. E utilizado no deslocamento de grandes massas de produtos de baixo valor em relação ao peso e sua economia de operação depende quase exclusivamente dos custos da carga e descarga.

TRANSPORTE MARÍTIMO

A evolução desse modo de transporte e marcada pela perda em favor do transporte aéreo do mercado intercontinental de passageiros pela especialização dos navios (petroleiros, graneleiros, etc.) e pelo aumento da capacidade media das embarcações. As vias marítimas são especialmente favoráveis, do ponto de vista econômico, para grande tonelagem de carga e grandes distancias. De um modo geral, seus custos são de cinco a dez vezes menores que os dos transportes interiores. Em 1969 havia no mundo apenas cinco portos capazes de receber navios de mais de cento e cinqüenta mil toneladas. Mas o mundo desenvolvido esta se preparando para receber os grandes navios (500.000 t), que se tornaram ainda mais economicamente necessários depois do fechamento do canal de Suez.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Num sistema ferroviário explorado em condições ótimas, obtém-se o transporte do máximo de toneladas com o mínimo de trens por quilometro. Embora estabilizado em países como os EUA e URSS, o transporte ferroviário em outros países representou um sensível declínio que culminou na década de 1940. Embora não haja identidade de problemas, de pais a pais, que justificasse falar-se de uma doutrina ferroviária ou de uma política ferroviária uniforme, coincidiu, entretanto, que de 1950 a 1960 não se construíram novas ferrovias na Europa, exceção feita da Espanha, Polônia, Bulgária e Iugoslávia. No mesmo período diminui a quilometragem das vias exploradas na Bélgica, na França, no Reino Unido. Ha quem explique o decréscimo com o desenvolvimento do setor rodoviário, que passou a concentrar a atenção dos governos. Na década de 1970, porem o transporte ferroviário ingressou numa fase de total recuperação. O progresso tecnológico de um lado e, de outro, a consideração de novas variáveis econômicas desenvolveram ao trem o valor que tivera antes. Passou-se, inclusive, a analisar as ferrovias sob o prisma macroeconômico, levando-se em conta que nesse tipo de empresa o aspecto social tem um peso forte. Importante inovação foi introduzida.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

A exploração e realizada por indivíduos isolados ou por empresas e, em ambos os casos, para uso privado ou para uso publico. A primeira grande malha rodoviária foi construída na Antigüidade, pelos romanos, e contava com sólidas estradas. A superioridade do transporte rodoviário faz-se sentir para curtas distancias e para pequenas quantidades. A importância desse modo de transporte e crescente. Servindo ao transporte de mercadorias, o parque mundial de automóveis cresceu, de 1950 a 1960 em media 1,3 vez mais que o PNB, enquanto o de automóveis de turismo cresceu em media 2,2 mais que o PNB.

TRANSPORTE AÉREO

A exploração e realizada por empresas e, excepcionalmente, por indivíduos. Sendo o transporte mais rápido, e procurado por passageiros, sobretudo para as grandes distancias. O avião e utilizado ainda para transportar mercadorias de alto valor unitário em relação ao volume e ao peso e, também, mercadorias perecíveis: alimentos, tais como carnes, frutas e hortigranjeiros. O desenvolvimento do transporte aéreo e continuo, embora seja dentre todos o mais caro. Seu custo e quatro vezes maior que os transportes rodoviários, seis a sete vezes maior que o ferroviário e trinta a quarenta vezes maior que o transporte marítimo. Nos EUA o avião transporta mais passageiros que o trem.

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

É feito no interior de uma infra-estrutura fixa, por diferença de pressão, sem utilização no engenho móvel. Novas soluções técnicas tornam mais freqüentes esses meio de transporte. Limitados ao transporte de gases e líquidos ou mercadorias em estado pastoso, ocorre à justificativa econômica de misturar água às substancias sólidas, de modo a torná-las transportáveis por dutovias.

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