sexta-feira, 17 de abril de 2009

MUNDO MULTIPOLAR E BLOCOS ECONÔMICOS




BLOCOS ECONÔMICOS: são grupos de países que fazem acordos entre si para se tornarem mais competitivos, aumentarem exportações, obterem vantagens mútuas.

União Européia: anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída actualmente por 25 Estados-Membros, estabelecida com este nome pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existindo desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. Características o mercado único europeu (ou seja uma união aduaneira), uma moeda única (adoptada por 12 dos 25 Estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. Bloco econômico mais poderoso do mundo.

Mercosul: O Mercosul é um Bloco Econômico formado por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Seu objetivo era proporcionar vantagens econômicas para os 4 paises, reduzindo tarifas para importação e exportação de certos produtos para estes paises. Mercosul Economia do Mercosul, blocos econômicos, dificuldades do Mercosul, comércio internacional, globalização, o Brasil e o Mercosul, países do Mercosul, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, (associados:Venezuela, Chile. Bolívia)

Nafta: ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países : Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.

APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico. Foi criada em 1989, inicialmente apenas como um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations) e alguns parceiros econômicos da região do Pacífico, se tornando um bloco econômico apenas em 1993, na Conferência de Seattle, quando os países se comprometeram a transformar o Pacífico numa área de livre comércio.
NOVA ORDEM MUNDIAL OU MUNDO MULTIPOLAR:

Com o fim da URSS em 1991 o planeta passa a ter três pólos de influência (todos capitalistas)

1) Os EUA com maior área de influência na América
2) União Européia na África.
3) Japão ,na bacia do Pacífico

OBS: As potências que produzem tecnologia,dominam os países que exportam matérias primas. Portanto essa nova ordem passa a se chamar multipolar ou tripolar.




Um comentário: